terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Resenha #2 - A Menina Que Não Sabia Ler

A Menina Que Não Sabia Ler (Florence & Giles)



Título Brasuca: A Menina Que Não Sabia Ler
Autor: John Harding
Ano de lançamento aqui: 2010
Páginas: 288 páginas
Editora: Leya
Tradução: Elvira Serapicos

Título Original: Florence and Giles
Ano de lançamento nos EUA: 2010
Páginas: 272 páginas
Editora: Blue Door

Onde você encontra ele por um preço legal: CIA. dos Livros

Sinopse que você acha naquela hora que você pega o libro e vira ele de costas (oi?):

"1.891. Nova Inglaterra. Em uma distante e decadente mansão, onde nada é o que parece, dois irmãos negligenciados pelo seu tutor e tio. A jovem Florence, de apenas 12 anos, passa os dias cuidando de seu irmão mais novo Giles e perambulando pelos corredores, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que, um dia, a menina encontra a biblioteca proibida da mansão, e apaixona-se por ela.
Mas existem segredos sombrios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Por que Florence sempre sonha com uma misteriosa mulher que insiste em ameaçar o seu irmão? O que esconde a nova preceptora? E por que o tio não permite que ela aprenda a ler? Florence precisa encontrar muitas respostas - sejam elas inventadas ou  não, e soluções nem sempre fáceis para proteger Giles, e o seu amor pelos livros, antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo liuterário."

Resenha pessoal (a vá que eu não ia deixar minha palavrinha aqui!):

Um livro que me chamou a atenção pela capa perfeita e ao mesmo tempo singela. Mentira, pois não foi a capa, foi o título que me fascinou e por fim roubou a minha curiosidade, e o meu espanto foi que o título nem tem muita participação na história como era de se esperar.
"Até onde a imaginação de uma pessoa é saudável?"
Florence e seu irmão mais novo Giles vivem em uma mansão descuidada e praticamente abandonada na Nova Inglaterra. A história se passa em 1.821 e o tio, responsável tutor das crianças, os deixam "largados" na velha mansão de Blithe, com apenas quatro empregados responsáveis pelas crianças órfãs. O tio pouco se importa com as condições dos sobrinhos, a sua unica ordem é para que Florence não seja educada, nunca aprenderia a ler ou a escrever. (Sim, um babaca.)
Porém, essa ordem não intimida Florence de dar umas escapadas para a biblioteca, que por fim aprende a ler sozinha, tendo como seu único cúmplice o irmão. Até que um dia, para o desespero da menina, Giles é mandado para estudar e viver em um internato. Florence se vê sozinha, e vire-e-mexe é perturbada pelo menino (pentelho) Theo que sofre de asma e é apaixonado por ela. Enfim Giles é mandado de volta para casa por não ter se saído bem nos estudos e uma progenitora chega á casa para ensinar o pequeno Giles. Que para Florence é uma tortura pois segundo ela, (ou seria só imaginação?) a Sra. Tyler tem intenções malignas para com o seu irmãozinho, e a menina está disposta a tudo para que nenhum mal lhe aconteça.

Já deu para perceber que a história é bem tensa. E o final é surpreendentemente chocante, ou diria melhor, aterrorizante.
Um livro rico em descrições e particularidades, com uma história diferente, sombria e misteriosa. Algo sobre imaginação e verdades omitidas.

Classificação do libro pelo glorioso George Weasley (mimimimi):


Cinco estrelinhas Weasley! (bem gay)


Nenhum comentário:

Postar um comentário